Como instituição multicampi, a UFPA tem contribuído com o desenvolvimento de todas as mesorregiões do estado do Pará e deu origem a três novas universidades federais, por desmembramento de seus campi em Santarém (UFOPA), Marabá (UNIFESSPA) e Macapá (UNIFAP), além de ter contribuído com a formação da Universidade Federal de Rondônia. Atualmente, são doze campi instalados nos municípios de: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí.
Com um quadro de servidores de 2.997 docentes e 2.458 técnicos, a UFPA oferece 154 cursos de graduação (presenciais ou a distância), em 82 municípios paraenses. Tem uma população de mais de 50 mil alunos de graduação, pós-graduação e educação básica, técnica e tecnológica. Abriga a Escola de Aplicação, a Escola de Música e a Escola de Teatro e Dança, além de 2 Hospitais Universitários, um hospital veterinário, clínicas e laboratórios diversos, um Teatro, um Museu, uma Galeria de Arte e inúmeros serviços de atendimento à comunidade.
Por meio da extensão, interage com uma gama de organizações e grupos sociais, contribuindo diretamente com a transformação da realidade social da Amazônia, a partir do conhecimento produzido em seus ambientes. A pós-graduação stricto sensu, iniciada em 1973 com a criação do Curso de Mestrado e Doutorado em Geofísica, hoje reúne 55 cursos de doutorado e 100 cursos de mestrado, com enorme reconhecimento nacional e internacional. No lato sensu, a UFPA oferta 28 cursos de Residência Médica, Multiprofissional ou Uniprofissional, além de cursos de Especialização. Esses cursos atendem a um contingente de aproximadamente 10 mil estudantes.
Localizado às margens do rio Guamá, num ambiente natural privilegiado e de singular beleza cênica, o Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), com uma infraestrutura particular, reforça a presença do Estado do Pará em oportunidades globais, na conquista de novos mercados, voltados para o turismo de negócios e eventos. Com um desenho arquitetônico integrado ao ecossistema amazônico, o CEBN dispõe de equipamentos que acompanham o avanço tecnológico, indispensáveis para a montagem de grandes eventos.
Com um estrutura ampla e moderna, possuindo uma biblioteca setorial espaçosa, que atende aos diversos cursos de Ciências Humanas, Letras e Comunicação, o prédio Multiuso do ILC/IFCH conta, ainda, com salas de reuniões, salas de aula, banheiros e copa, todos acessíveis e com elevadores à disposição para facilitar a mobilidade dos usuários.