Serão apresentadas pesquisas científicas (concluídas ou em andamento) que se enquadrem na proposição do Grupo Temático (como consta na descrição do tópico), no formato de Comunicação Oral. Cada trabalho terá o tempo de até 15 minutos para apresentação e, ao final, haverá um momento de debate dos trabalhos apresentados na sessão com a mediação dos coordenadores do grupo.
Tópicos de interesse |
Descrição do Tópico |
Coordenadores |
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Dialogismo e Ensino | Discutir sobre o ensino e a aprendizagem das práticas de linguagem (oralidade, leitura, produção de textos e análise linguística/semiótica), sob o viés do dialogismo, a partir da concepção dialógica de linguagem e sua abordagem sociológica, valorativa, cultural e ideológica, proposta pelo Círculo de Bakhtin. Consideram-se pesquisas provenientes de análises de enunciados e/ou propostas de atividades de ensino e/ou resultados de implementações em sala de aula, à luz da Linguística Aplicada ou de outras vertentes. |
Profa. Dra. Ângela Francine Fuza (UFT) Profa. Dra. Márcia Cristina Greco Ohuschi (UFPA) |
Discurso e Ensino | Estudar as contribuições das teorias discursivas para o desenvolvimento de estratégias com vistas ao aprimoramento do ensino de línguas. Consideram-se diferentes vertentes do campo dos estudos discursivos, enfatizando-se as propostas de estudiosos franceses (Foucault, Pêcheux, Maingueneau, Charaudeau etc.) e do Círculo de Bakhtin. São benvindos, também, trabalhos na perspectiva da Linguística Aplicada (Moita Lopes, Angela Kleiman etc.). |
Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva (UFRR - Colégio de Aplicação) Profa. Dra. Selma Maria Abdalla Dias Barbosa (UFNT) |
Escrita e Ensino | Discutir as concepções de escrita a partir de várias vertentes da Linguística, com foco no debate nas posições textuais e discursivas; refletindo-se no papel político e no estabelecimento da escrita nas diversas estratificações das sociedades e no sistema escolar. |
Prof. Dr. Herodoto Ezequiel Fonseca da Silva (IFPA/PROFLETRAS - UFPA) Prof. Dr. Thomas Massao Fairchild (UFPA) |
Ensino de língua e literaturas: elaboração de materiais didáticos | Discutir sobre elaboração de materiais didáticos em suas diferentes formas (jogos, sequências didáticas, trilhas...) que possibilitem o desenvolvimento de uma aprendizagem mais reflexiva e crítica, tanto com relação aos conteúdos próprios de uma determinada área do conhecimento, quanto com relação à realidade dos sujeitos envolvidos no contexto escolar. |
Profa. Dra. Zilda Laura Ramalho Paiva (UFPA) |
Gêneros Literários: Leitura Literária e Ensino | Promover a leitura e o debate de diferentes gêneros literários (poesia, narrativa e peça teatral) considerando suas especificidades e singularidades, bem como suas efetivações multimodais. Evidenciar o hibridismo da Literatura, enquanto arte da palavra, na Pós-modernidade. |
Prof. Dr. João Cezar de Castro Rocha (UERJ) Profa. Dra. Maria de Fátima do Nascimento (UFPA) Profa. Dra. Sylvia Maria Trusen (UFPA) |
Gramática, Descrição e Ensino | Debater a descrição linguística, ou seja, a observação e análise da realidade de uma língua, como aspecto fundamental ao ensino de língua e gramática. Discutir a contribuição da descrição e análise da gramática de uma língua, nas suas diversas correntes teóricas, para o ensino de língua. |
Profa. Dra. Antônia Fernanda de Souza Nogueira (UFPA) |
Línguas de sinais, multilinguismo, tradução e Interpretação de Línguas | Compartilhar e refletir sobre pesquisas que apontem elementos fundamentais aos processos de ensino de línguas, tradução e interpretação de línguas orais e de sinais, a partir das investigações realizadas em diversas instituições brasileiras e internacionais, levando em consideração os contextos multilíngues. |
Prof. Dr. Ivan Pereira de Souza (UFPA) Profa. Dra. Márcia Monteiro Carvalho (UFPA) |
Literatura e Ensino | Debater a literatura enquanto singularidade de uso da linguagem, como modos de realização da palavra em que a similaridade se realiza simultaneamente relativa à diferença. Estudar a literatura na relação da experiência da fruição e da possibilidade de estar em plenitude de sentidos ao mundo bio-psiquíco, cultural e social. |
Profa. Dra. Ana Maria Vieira Silva (UFOPA) Prof. Dr. Fernando Maués de Farias Junior (UFPA) |
Linguagem, Decolonialidade e Ensino | Discutir as práticas decoloniais que atravessam o processo de ensino e aprendizagem de línguas. Articulações com a tríade oralidade, leitura e escrita considerando também aspectos da neuroeducação e multiletramentos enquanto estratégias de resistência, valorização das identidades e práticas socioculturais. |
Profa. Dra. Isabel Cristina França dos Santos (UFPA) Prof. Dr. João Colares da Mota Neto (UEPA) Prof. Dr. José Anchieta de Oliveira Bentes (UEPA) |
Linguagem, Produção Cultural e Ensino | Estudar a relação entre os estudos da linguagem e os demais modos de realização de linguagem, apontando-se a relação entre linguagem e semiologia, frisando-se a linguagem enquanto representação do mundo, a linguagem corporal. Discutir os conhecimentos/saberes acerca da linguagem com os diversos outros modos de manifestação da linguagem na cultura do corpo/dança, das sonoridades/música, artes plásticas, teatro etc. |
Prof. Dr. Marcos André Dantas da Cunha (UFPA) Prof. Dr. José Guilherme dos Santos Fernandes (UFPA) |
Leitura e Ensino | Discutir as políticas de leitura considerando a diversidade cultural brasileira, bem como a relação entre oralidade, escrita e análise linguística. Abordar as diversas concepções de leitura, ressaltando-se os pontos de vista psicolinguístico, do letramento social, digital e pragmático-discursivo. |
Profa. Dra. Eliana Lucia Madureira Yunes (PUC/Rio) Profa. Dra. Márcia Andréa Oliveira (UFPA) |
Oralidade, Gêneros Orais e Ensino | Debater o ensino da oralidade, da compreensão/escuta e produção de gêneros orais como prioridade para uma escola que compreende a educação linguística numa sociedade com a constituição étnica, cultural, caracterizada pelo predomínio da circulação da comunicação oral. Não se pode pensar a oralidade sem os sentidos que se realizam em suas várias estratificações sociais, realizando-se em formas também referenciais de significados. A oralidade implica-se e é implicada pela escrita. |
Profa. Dra. Dinair Barbosa de Freitas (UEPA) Profa. Dra. Marcela Moura Torres Paim (UFBA) Profa. Dra. Michelle Araújo de Oliveira (UEAP) |
Texto e Ensino | Discutir as concepções de texto, considerando as vertentes formais dos estudos linguísticos, focando-se nas vertentes funcionais, pragmáticas, baseadas na Linguística Textual e nos estudos discursivos. |
Prof. Dr. Welton Diego Carmin Lavareda (UFPA) |
Variação Linguística e Ensino | Debater a variação geossociolinguística, isto é, a variação diastrática e diatópico, e a relação com o ensino de língua; abordar as questões relacionadas às normas de uso e o uso de normas; discutir o ensino da norma padrão, ou padrão culto da língua, e as variedades populares; abordar o preconceito linguístico e a interdição discursiva em sala de aula, como consequência de um ensino de língua que superestima as variedades da classe média urbana e estigmatiza as falas populares. |
Prof. Dr. Alcides Fernandes Lima (UFPA) Profa. Dra. Carmen Lúcia Reis Rodrigues (UFPA) Profa. Dra. Regina Célia Fernandes Cruz (UFPA) |
Serão apresentados relatos de experiência/vivências que se enquadrem na proposta do Grupo Propositivo (como consta na descrição do tópico), no formato de Roda de Conversa. Cada trabalho terá o tempo de até 10 minutos para socialização e mais 5 minutos de contribuições dos participantes da Roda de Conversa. Ao final da sessão, o grupo, em conjunto, organizará um documento escrito de modo sintético (apontando políticas para as escolas)para ser encaminhado e relatado na plenária
O 1º CLLIMAZ e o 2º Letras Vivaz reunirá as proposições de todas as sessões dos Grupos Propositivos para construir um documento geral que será encaminhado às instâncias gestoras da educação básica em nível municipal, estadual e federal, no sentido de contribuir, de forma efetiva, para políticas públicas educacionais
Tópicos de interesse |
Descrição do Tópico |
Coordenadores |
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Ensino das línguas(gens) considerando a Educação Indígena | Debater os estudos da linguagem, considerando a ancestralidade indígena como constituinte de um modo de viver em relação de implicação com uma maneira de viver a decolonialidade, implicando-se na biodiversidade amazônica. |
Profa. Dra. Antônia Zelina Negrão de Oliveira (UEPA) Profa. Dra. Rosimar Regina Rodrigues de Oliveira (UNIFESSPA) Profa. Dra. Vanja da Cunha Bezerra (UEPA) |
Ensino das línguas(gens) considerando a Educação Quilombola | Debater as comunidades quilombolas como espaços de resistências das etnias pretas, negras, considerando as relações históricas de exploração escravagistas construídas de modo violento pelo histórico movimento eurocêntrico, colonizador. |
Prof. Dr. Assunção José Pureza Amaral (UFPA) Prof. Dr. Magno Santos Batista (UEAP) |
Ensino das línguas(gens) considerando a heterogeneidade étnica e cultural | Debater as singularidades culturais brasileiras e amazônicas, considerando os espaços de diferenças no território continental e fluvial amazônico, bem como o que se produz dentro dessas espacialidades, num diálogo direto entre as formas de vida e modelos econômicos e sustentáveis dentro dos lugares de produção de saberes. |
Prof. Dr. Zair Henrique Santos (UFOPA) |
Ensino das línguas(gens) considerando a heterogeneidade linguística | Debater o plurilinguismo no Brasil e na Amazônia, evidenciando-se as várias línguas, não somente coloniais - que se instauraram no Brasil - como a diversidade linguística interditada pelas relações de poder que apontam para a necessidade de se pensar a decolonialidade na escola. Refletir sobre as centenas de línguas amazônicas e as políticas linguísticas implantadas. Também ressaltar a relação entre diversidade de línguas e variação/mudança como características intrínsecas às línguas(gens) humanas. |
Profa. Dra. Celeste Maria da Rocha (UNIFAP) Profa. Dra. Marília Fernanda Pereira de Freitas (UFPA) |
Ensino das línguas(gens) considerando a Inclusão | Debater a linguagem na perspectiva da educação inclusiva de pessoas com deficiência e neurodivergentes, considerando a complexidade de acessibilidade à educação e o impacto positivo na comunidade escolar de ações pedagógicas que promovam a dignidade e a cidadania daqueles que sofrem com a ausência e a negação de oportunidades. |
Profa. Dra. Marian dos Santos Oliveira (UESB) Profa. Dra. Nair Daiane de Souza Sauaia Vansiler (SEDUC) |
Ensino das línguas(gens) considerando a preservação da Amazônia | Debater a biodiversidade, a sustentabilidade, o clima, o desiquilíbrio ambiental (queimadas, desmatamento, violência agrária, étnica, cultural). |
Prof. Dr. Thales Maximiliano Ravena Cañete (UFPA) |
Ensino das línguas(gens) considerando as Diferenças Regionais Brasileiras | Debater e visibilizar as diferenças nas diversas regiões que constituem o Brasil, pensando-se que as diferenças são historicamente construídas por diversas ordens de poder, decorrentes de saberes sobre o mundo. |
Prof. Dr. José Guilherme dos Santos Fernandes (UFPA) Prof. Dr. Marcos André Dantas da Cunha (UFPA) |
Ensino das línguas(gens) considerando as manifestações culturais | Debater as várias práticas culturais por meio do ensino de linguagens, com foco nas manifestações da diversidade e identidade nos espaços da escola. |
Prof. Dr. Márcio Oliveiros Alves da Silva (UEPA) Profa. Dra. Cintia Maria Cardoso (UFRA) |
Ensino das línguas(gens) e literaturas considerando a Educação do Campo, das Águas e das Florestas na Pan-Amazônia | Debater experiências educativas e práticas educacionais inovadoras ou produtos educativos, culturais e midiáticos que visem sugerir práticas que abordem processos educativos escolares e não escolares, relacionando as linguagens e as literaturas com as práticas dos povos originários, tradicionais e camponeses, entendidos em sua pluriversidade: povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores, assentados e acampados. |
Profa. Dra. Hellen do Socorro de Araújo Silva (UFPA) Profa. Dra. Kattia de Jesus Amin Athayde Figueiredo (SEEDF) Profa. Dra. Maria da Conceição dos Santos Costa (UFPA) |
Ensino da Linguagem e literaturas considerando a promoção da saúde e as práticas integrativas | Pensar o ensino/apropriação da linguagem considerando o processo de construção da saúde mental, emocional e física dos sujeitos no cotidiano escolar. Nesse contexto, compreender os aspectos culturais e identitários da utilização de plantas medicinais amazônicas e as práticas de autocuidado para a promoção da saúde nas escolas, considerando as práticas integrativas. |
Profa. Dra. Márcia Cristina Freitas da Silva (UFPA) |
Ensino das línguas(gens) considerando os Movimentos Sociais | Debater os estudos da linguagem, considerando os movimentos sociais como primordiais para a diversidade transformadora da linguagem e necessários para se buscar as diferenças na sociedade brasileira e amazônica. |
Prof. Dr. Francinei Bentes Tavares (UFPA) Profa. Me. Joselene Ferreira Mota (UFPA) |
Serão apresentados Produtos Educacionais, ou Recursos Educacionais, ou Propostas de Intervenção Pedagógica elaborados no âmbito do Mestrado Profissional em Letras em rede nacional (PROFLETRAS) ou outro Programa de Mestrado Profissional em Letras autorizado pela CAPES. Cada trabalho terá até 15 minutos para apresentação, no formato de Comunicação Oral, e, ao final, haverá um momento de debate dos trabalhos apresentados na sessão, mediado pelos coordenadores do grupo
Tópicos de interesse |
Descrição do Tópico |
Coordenadores |
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As Interfaces das Linguagens Visual, Sonora e Verbal | Produtos/recursos educacionais que reflitam uma perspectiva semiológica, realçando a interface dos signos percebidos pelas percepções visuais, sonoras e mediados pela linguagem verbal, pelo sistema linguístico, na modalidade escrita. |
Profa. Me. Tatiara Ferranti Nery (Egressa do PROFLETRAS - UFPA/SEMED - Moju) |
Cenários Inclusivos, Educação e Ensino | Produtos/recursos educacionais que abordem cenários de inclusão de crianças, estudantes sujeitos, pessoas com deficiências. Os produtos/recursos devem delimitar propostas que pensem a escola enquanto cenários inclusivos que busquem integrar as diferenças, sobretudo apontando para a superação dos preconceitos limitadores e discriminatórios. |
Profa. Me. Franqueslane Ferreira de Lima (Egressa do PROFLETRAS - UFNT/Doutoranda do PPGLLIT - UFNT) Profa. Me. Lucinete Rodrigues Tavares Almeida (Egressa do PROFLETRAS - UFPA/SEMED - Castanhal) |
Descrição Linguística, Formação de Professores e Ensino | Produtos/recursos educacionais que contemplem a descrição linguística e sua abordagem no ensino da Língua Portuguesa, a partir de perspectivas teóricas que levem o aluno à reflexão sobre a estrutura/forma e o funcionamento da língua. |
Prof. Me. Ronaldo Nogueira de Moraes (Egresso do PROFLETRAS - UFPA/SEDUC) Profa. Me. Suely Claudia Lobato Maciel (Egresso do PROFLETRAS - UEL/SEDUC/SEMEC - Belém) |
Estudos do Discurso, Subjetivação e Ensino | Produtos/recursos educacionais que abordem as formações discursivas constituídas pelas possibilidades de saber/poder compreendendo-se os sujeitos no processo de objetividade/subjetividade. Produtos educacionais que apontem para a construção da subjetividade determinadas por relações interativas, interlocutivas. |
Prof. Me. Rafael dos Santos Lopes (Egresso do PROFLETRAS - UFPA/SEMED - Curralinho) |
Estudos Literários, Arte e Ensino | Produtos/recursos educacionais que abordem os estudos literários enquanto forma de manifestação artística que proporciona a potencialização da expressão mais plena dos sentidos e a apreensão do tempo e espaço. |
Prof. Me. Claudemir Almeida da Paes (Egresso do PROFLETRAS - UFPA/SEMED - Breves) |
Gêneros Discursivos, Multiletramentos e Ensino | Produtos/recursos educacionais que abordem o trabalho com gênero(s) discursivo(s) e focalizem as possibilidades de leitura e produção de textos multimodais, valendo-se das multimídias que acionam distintas competências do produtor/leitor no processo ensino da Língua Portuguesa. |
Prof. Me. Adriano Nascimento Silva (Egresso do PROFLETRAS - UFPA/SEMED - Santo Antônio do Tauá) Profa. Me. Laudinéia Veras Almeida Lobato (Egressa do PROFLETRAS - UNIFESSPA/SEDUC - PA) |
Literatura, Cultura e Ensino | Produtos/recursos educacionais que enfoquem a literatura na relação com a diversidade de posições, manifestações culturais. A possibilidade de se propor a cultura como modo de construir linguagens sobre o mundo: a literatura forma de linguagem potencial de materialização de expressões culturais. |
Profa. Me. Adenilza Nunes Soares da Silva (Egressa do PROFLETRAS - UFPA/Doutoranda do PPGL - UFPA/SEMED - São Miguel do Guamá Profa. Me. Renilza Fonseca da Paixão (Egressa do PROFLETRAS - UFOPA) |
Literatura, Memória e Ensino | Produtos/recursos educacionais que apontem implicações entre literatura e memória no contexto escolar. |
Profa. Ma. Zilmara Soares de Brito - Egressa do ProfLetras-UFPA/SEDUC |
Práticas de Linguagem, Espaço Habitado e Ensino | Produtos/recursos educacionais que contemplem uma ou mais práticas de linguagem (leitura, oralidade, produção textual, análise linguística/semiótica), considerando os sujeitos inseridos/implicados, constituindo e constituintes do espaço habitado, no contexto de ensino de Língua Portuguesa. |
Profa. Me. Glauce Correa Antunes (Egressa do PROFLETRAS - UFPA/Doutoranda do PPGL - UFPA/SEDUC/SEMEC - Belém Profa. Me. Josefa Silva dos Santos (Egressa do PROFLETRAS - UFNT/Doutoranda do PPGLLIT - UFNT) |
Sociolinguística Educacional, Pedagogia da Variação e Ensino | Produtos/recursos educacionais ancorados na Sociolinguística Educacional; Pedagogia da variação linguística diastrática, disfásica e diatópica, como alicerces do ensino de língua portuguesa, para a compreensão de fatores linguísticos e sociais envolvidos no processo de variação. |
Prof. Me. André Felipe Pereira de Souza (Egresso do PROFLETRAS - UNIFESSPA/Doutorando do PPGLLIT - UFNT/SEDUC/SEMED - Mãe do Rio Prof. Me. Vandeberg Pereira Araujo (Egresso do PROFLETRAS -UFPA/SEMED - PHO/IFMA |
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Deve vir na terceira linha após o(s) nome(s) do(s)/a(s) autor(es)/a(s) e conter entre 250 (duzentos e cinquenta) e 300 (trezentas) palavras. Não incluir imagens, gráficos ou bibliografia ao final. Referências bibliográficas no corpo do resumo devem ser indicadas entre parênteses, no formato (Autor, ano)
Localizadas ao final do resumo, na segunda linha após o corpo do texto. Indicar de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula. Empregar caixa alta apenas na primeira letra de cada palavra-chave. Pode-se usar expressões, ou seja, mais de uma palavra, como palavra-chave. Exemplos: “Análise do discurso”, “Educação básica”
Submissão do resumo: 24/07/2024 a 16/09/2024 (via Sistema SIGEventos)
Período de Avaliações: 24/07/2024 a 20/09/2024
Notificações e envio das cartas de aceite: 24/07/2024 a 20/09/2024 (via Sistema SIGEventos e por e-mail)
Apresentação dos resumos: durante o 1º CLLIMAZ e 2º Letras Vivaz (entre 24/09/2024 a 27/09/2024)